A World Athletics anunciou a lista de 31 candidatos às eleições para os vários cargos do organismo. Os candidatos serão eleitos para os 18 cargos do Conselho no Congresso Mundial que se realiza em 17 de agosto, dois dias antes do Mundial de Budapeste.
Os 18 cargos são divididos num presidente, quatro vice-presidentes – pelo menos uma mulher – e 13 conselheiros individuais.
Além desses 18 cargos, haverá seis Presidentes de Área que já foram ou estão sendo eleitos pelas suas Áreas, e dois membros da Comissão de Atletas (uma mulher e um homem) que serão escolhidos em outubro pelo Comissão de Atletas, totalizando 26 membros do Conselho Mundial de Atletismo.
Este ciclo eleitoral é um marco importante nas metas de equidade de género da World Athletics, que visa ter até 2027, um equilíbrio entre homens e mulheres no Conselho. Nestas eleições de 2023, 40% do Conselho, ou um mínimo de 10 Conselheiros, serão do sexo feminino.
Os oito candidatos à quatro vice-presidências são. Nawaf Bin Mohammed (Arábia Saudita), Raúl Chapado (Espanha), Geoff Gardner (Austrália), Abby Hoffman (Canadá), Antti Pihlakoski (Finlândia), Ximena Restrepo (Chile), Adille Sumariwalla (Índia) e Jackson Tuwei (Quénia).