A lançadora do peso belga Jolien Boumkwo, que se destacou nos Campeonatos Europeus de Seleções por ter participado nos 100 m barreiras para compensar a desistência da compatriota Anne Zagré, aproveitou a nova notoriedade para angariar uma verba que pode levá-la aos JO de Paris.
A sua corrida dos 100 m barreiras foi muito comentada no continente. Ela, multicampeã belga do lançamento do peso, havia salvado dois pontos para o seu país, na luta pela permanência na 1ª Divisão. Tendo ficado famosa e apreciada graças ao seu gesto, a belga pôde contar com o apoio do público, que aumentou o seu apoio monetário para ajudá-la na preparação até aos Jogos Olímpicos de Paris.
Trabalhando como consultora financeira do governo flamengo, Jolien Boumkwo não é profissional. Apesar de contar com a ajuda da Federação Flamenga de Atletismo, ela não consegue concentrar-se a cem por cento na modalidade. É por isso que ela lançou recentemente um pedido para ajudar a financiar a sua carreira até os JO de Paris. E em menos de 48 horas, o objetivo traçado, 5.000 euros, já foi alcançado.
“Com o seu apoio, poderei ir para o centro de treino em novembro de 2023 e janeiro de 2024. Quero criar as melhores condições para ser a melhor versão de mim mesma nos Jogos Olímpicos de Paris no próximo ano. O seu apoio vai aproximar-me ainda mais do meu objetivo ”, escreveu ela na plataforma “gofundme”. Com o valor agora arrecadado, Jolien Boumkwo poderá focar-se na sua preparação, que já começa agora.