Jake Hishon e o seu filho de seis anos, Emmett participaram numa prova de trail com 25 km na região de Okanagan, no Canadá. O pai justificou-se com a iniciativa dizendo que a prova “tinha um limite de tempo generoso e o percurso não parecia muito louco”.
Ele acrescentou que já fez muitas corridas com o seu filho no passado. “25 km parecia uma distância suave para Emmett e para mim, e correr, foi sempre um desporto de que ele sempre gostou.”
O pai, de 38 anos, disse que conversou com o diretor da prova antes de fazer as inscrições e explicou a situação. “O nosso objetivo era experimentar e, se nos cansássemos, parávamos. Não estávamos a tentar vencer, apenas a tentar, ver como nos saíamos e partir daí.”
Jake disse que o filho estava nervoso mas que se prepararam caminhando 5 km na véspera da prova. Partindo do final do pelotão, a dupla manteve o ritmo ao longo da prova, tiveram uma queda ocasional (sem lesões relatadas) e os postos de abastecimento cheios de guloseimas para Emmett. Eles completaram a prova em 6h23m, terminando em último lugar entre 84 participantes.
Jake disse que os dois fizeram muitas pausas, mas enfatizou que não precisou de carregar Emmett em momento algum. “Eu carreguei todos os suprimentos. Eu era a mula de carga”, disse Jake. “Emmett nunca quis desistir. Ele estava ansioso para chegar aos postos de abastecimento, onde tinham lanches para ele.”
Assim que os dois voltaram para a vila depois de percorrer os 25 km com 561 metros de desnível positivo acumulado, Emmett fez questão de receber a sua medalha e exibi-la a todos. Quando perguntaram a Emmett o que ele havia aprendido na prova, ele disse: “Foi muito divertido”.
A criança já está a pensar em correr mais provas com vários quilómetros de extensão. Pelos vistos, os regulamentos no Canadá não tem distâncias limite para as crianças. Basta o pai querer e conversar com os diretores das provas.