O bicampeão mundial Conseslus Kipruto não estará presente no Campeonato Mundial deste ano em Budapeste. Esta será a primeira vez que ele falha um Mundial desde a sua estreia no Mundial de 2013 em Moscovo. Kipruto foi convidado para participar nas seletivas nacionais para o Mundial de Budapeste e aceitou o convite.
No entanto, a meio da prova, ele desistiu e revelou que havia batido num obstáculo e que as dores eram insuportáveis. “Eu bati num obstáculo e a dor no meu joelho ficou muito dolorosa, tornando difícil para mim continuar, Agora, estou de volta aos treinos”, disse Kipruto.
O facto de ele não ter terminado a prova e de não ter um wild card significa que ele não poderá representar o Quénia em Budapeste. As três vagas poderão ocupadas pelo campeão dos Jogos da Commonwealth, Abraham Kibiwott, Leonard Bett e Simon Koech, que ainda não conseguiu os mínimos de qualificação.
Conseslus Kipruto, campeão olímpico de 2019, foi um dos mais talentosos praticantes de corrida de obstáculos do seu país. No entanto, um revés de lesão fê-lo desaparecer lentamente e falhar a defesa do seu título no Mundial de 2022 em Eugene. Nesta época, ele competiu apenas em três provas, onde venceu uma e não conseguiu terminar em duas. Ele venceu o Meeting Nikaia e não conseguiu terminar o meeting da Liga Diamante em Doha e as seletivas nacionais.