Teve lugar nas imediações da Torre Eiffel, a cerimónia da estafeta da tocha olímpica. Usain Bolt, recordista mundial dos 100 m, 200 m e 4×100 m, ergueu orgulhosamente a tocha no ar, cativando o público com a sua pose de raio. A visão do homem mais rápido do mundo com a tocha simbólica encheu o ar de emoção, perante a presença de milhares de parisienses.
“Estou feliz por estar aqui”, disse Bolt, já retirado da alta competição. “Paris foi sempre uma cidade que eu gostava de competir e frequentar. Estou animado para os Jogos Olímpicos do ano que vem. Estarei aqui com a minha família.”
Durante a cerimónia, Bolt revelou a tocha olímpica ao lado da presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo, e do presidente dos Jogos de Paris, Tony Estanguet.
A tocha, trabalhada com aço polido leve e tonalidade champanhe, possui um design notável que imita o reflexo da Torre Eiffel na superfície ondulada do Sena. Este toque criativo visa transmitir uma sensação de energia pacífica, refletindo o espírito de Paris e dos Jogos.
A cerimónia de abertura dos JO de 2024 está marcada para 26 de julho de 2024 e será a primeira cerimónia olímpica da história a acontecer fora do Estádio Olímpico, decorrendo em barcos, ao longo do rio Sena, esperando-se mais de um milhão de espetadores.
“Acho que será uma das melhores, senão a melhor, cerimónia de abertura”, disse Bolt à imprensa. “Imagine toda a gente do lado de fora, do outro lado das pontes, animando as pessoas. Nunca foi feito antes…”
A chama olímpica será acesa no dia 16 de abril de 2024, na antiga cidade de Olímpia, na Grécia, berço dos Jogos, simbolizando o início da jornada da tocha até Paris.