A atleta Nasro Abukar Ali, da Somália, tornou-se o centro da controvérsia nos Jogos Universitários Mundiais que se estão a disputar em Chengdu, depois de um vídeo que se tornou viral a ter mostrado a correr os 100 m em 21,81!
Ela correu a terceira série das eliminatórias e assim que foi dado o tiro de partida, ela ficou para trás das suas adversárias e rapidamente desapareceu das imagens enquanto a câmera mostrava as outras cinco sprinters. A brasileira Gabriela Silva Mourão venceu a série em 11,58, quase metade dos 21,81 de Ali.
Nenhuma das outras 49 atletas que competiram nas sete séries dos 100 m registou um tempo próximo a 21,81 s, com o próximo tempo mais lento a ser 13,64 s, ainda oito segundos mais rápido que a prova de Ali.
Entretanto, foi afirmado que Ali é sobrinha do vice-presidente da Federação de Atletismo da Somália, Dr. Khadija Aden Dahir. Curiosamente, Ali é uma dos dois únicos atletas somalis listados como competidores no site dos Jogos. O meio-fundista Hassan Ali Idow foi quarto na sua eliminatória dos 1.500 m e apurou-se para a final onde foi nono.
Ministro dos Desportos da Somália pede desculpa
Entretanto, Mohamed Barre Mohamud, ministro dos Desportos da Somália pediu desculpa por Nasra Ali ter sido selecionada. Ele descreveu o incidente como uma vergonha.
“O que aconteceu hoje não foi uma representação do povo somali… pedimos desculpas ao povo somali”, disse ele.
Na quarta-feira, o Ministério de Mohamed Mohamud disse que suspendeu o presidente da Federação de Atletismo. Alegou que Dahir havia-se envolvido em “atos de abuso de poder, nepotismo e difamação do nome da nação na arena internacional”, numa carta endereçada ao Comité Olímpico Nacional da Somália e twitada pelo Ministério.
O ministro Mohamed Mohamud, disse que Ali não era “uma desportista nem uma corredora”
Num comunicado à imprensa publicado na sua página no Facebook, a Associação de Universidades da Somália disse que não havia indicado nenhum atleta para competir no evento.
A Federação de Atletismo da Somália terá concordado em iniciar uma investigação sobre como Abubakar Ali foi selecionada.
Veja o vídeo da prova em: https://twitter.com/i/status/1686690740254953472