Uma avó com 92 anos e 194 dias, entrou oficialmente no Guinness World Records como a mulher mais velha a completar uma maratona. Mathea Allansmith, do Havai, viu agora ratificada a sua Maratona de Honolulu disputada em dezembro último, com o registo de 11h19m49s. No ano anterior, tinha completado a mesma maratona em 10h48m.
“Eu treino o ano todo mas aumento a quilometragem 18 semanas antes de uma maratona”, disse ela.“O ritmo e o número de milhas por dia de treino vão mudar, não importa o que aconteça, eu calço os meus ténis de corrida e saio de casa seis dias por semana. Hoje em dia, corro em média, 36 milhas (57,7 km) por semana.”
A médica reformada, que começou a correr aos 46 anos, observou que a sua carreira como médica deu-lhe os benefícios de uma dieta saudável e um estilo de vida ativo para o corpo e a mente. “Vejo a conexão direta entre movimento e saúde. Eu diria que o meu estilo de vida saudável permitiu-me manter uma qualidade de vida muito alta”, disse ela.
Allansmith disse que pensa continuar a correr maratonas enquanto puder. Ela acrescentou que espera que o seu recente recorde mundial não seja o último, observando que planeia neste ano, tentar bater os recordes da pessoa mais velha a completar 10 km e a pessoa mais velha a completar uma meia-maratona.