Em dificuldades desde o início do decatlo devido a uma inflamação no tendão de Aquiles esquerdo, o francês Kevin Mayer, atual campeão mundial, decidiu abandonar a competição, quando estava no 16º lugar.
Kevin Mayer sabia que a inflamação do tendão de Aquiles esquerdo iria penalizá-lo. Depois de ter corrido os 100 m em 10,79, já longe do seu melhor nível, o recordista mundial só conseguiu saltar 7,25 m no comprimento (-0,1 m/s).
No momento do abandono, disse: “Vivi 15 dias muito difíceis, esperava que a dor desaparecesse, às vezes dá-se uma mudança. Mas era melhor parar. A equipa médica trabalhava 8 horas por dia. Poderia ter ido mais longe, mas teria acabado com uma lesão grave, pior do que em Doha. O pé esquerdo não pousou direito durante os 100 m, fiquei inibido… eu tinha falado há alguns dias de ter 50-50% de hipóteses de finalizar mas era mais de 10% de hipótese de finalizar”.
“… Foi melhor que isto tenha acontecido comigo hoje do que daqui a um ano. Temos que aceitar que não somos o Super-Homem, que somos humanos. Em Paris, daqui a um ano, darei tudo para ser o Superman”.
Depois das três provas disputadas esta manhã, comanda o alemão Leo Neugebauer com 2.908 pontos obtidos, seguido dos canadianos Damian Warner com 2.812 e Pierce Lepage com 2.784.