Mo Farah retirou-se domingo passado da alta competição com um quarto lugar na Great North Run em Newcastle. Ao longo da sua carreira, ele conquistou inúmeras vitórias com maior destaque para quatro medalhas de ouro olímpicas e seis mundiais.
O jornalista Marley Dickinson elaborou a lista dos cinco momentos mais importantes na carreira do fundista britânico.
1º Duas medalhas de ouro nos JO de Londres 2012
O momento mais icónico da carreira de Farah aconteceu nos JO de Londres de 2012, quando ele garantiu duas medalhas de ouro no lotado Estádio Olímpico de Londres. A sua vitória nos 10.000 m marcou a primeira medalha de ouro olímpica da Grã-Bretanha na prova, e ocorreu na mesma noite em que outros dois atletas britânicos também conquistaram medalhas de ouro para o país, na mesma sessão de atletismo. Os triunfos de Farah nas provas de 5.000 m e 10.000 m em casa, elevaram-no ao estatuto de herói nacional no Reino Unido, e as suas comemorações emocionantes diante do público local, permanecem inesquecíveis.
2º Duas medalhas de ouro nos JO do Rio de Janeiro 2016
É difícil vencer, mas alguns dizem que é ainda mais difícil defender o título. Nos JO de 2016 no Rio de Janeiro, Farah repetiu a dupla conquista da medalha de ouro, defendendo os seus títulos nos 5.000 m e 10.000 m, tornando-se o segundo homem na história, depois do finlandês Lasse Viren, a conquistar os dois títulos consecutivos em competições olímpicas. Farah não perdeu num campeonato global entre 2012 e 2016, ganhando também títulos mundiais em ambos os eventos nos Campeonatos Mundiais de Atletismo de 2013 e 2015. Foi o primeiro homem a ganhar ambos os títulos das duas distâncias, em ambos os campeonatos globais, um feito descrito como o “quádruplo- dobro.”
3º Comemorando com Usain Bolt
Embora Usain Bolt e Farah nunca tenham competido frente a frente, exceto no futebol, eles interagiam frequentemente em eventos internacionais de atletismo, incluindo os Jogos Olímpicos e os Campeonatos Mundiais, e eram dominantes nos seus eventos. Bolt ficou famoso pela sua marca registada da celebração do Lightning Bolt, após vencer as provas, e Farah ficou famoso pela celebração do ‘Mobot’, onde formou um formato de ‘M’ com os braços acima da cabeça. Os dois foram vistos a trocar comemorações durante a cerimónia de medalhas nos JO de Londres 2012, onde Bolt e Farah ganharam duas medalhas de ouro individuais.
4º Vitória na Maratona de Chicago
Na sua terceira tentativa na distância da maratona, Farah venceu a Maratona de Chicago de 2018 com o tempo de 2h05m11, novo recorde nacional britânico. Muitos fãs questionaram se ele conseguiria replicar o sucesso que teve nas pistas e nas estradas. A sua vitória recorde em Chicago encerrou o debate. Essa conquista também colocou Farah entre o grupo de elite de atletas que conquistaram o ouro olímpico e uma maratona mundial importante. Farah ainda detém todos os recordes britânicos dos 10 km à maratona.
5º Batendo o recorde mundial das duas milhas
Em 2015, Farah estabeleceu o recorde mundial de pista coberta dos 3.000 m, correndo em impressionantes 8.03,40 no Meeting de Birmingham. Este foi o primeiro recorde mundial da sua carreira.