O ultramaratonista brasileiro Hugo Farias, de 44 anos, entrou para o livro dos recordes do Guiness Book ao correr 366 maratonas consecutivas.
A sua primeira maratona foi em 28 de agosto de 2022, depois de se ter desempregado da IBM. O seu objetivo era completar 365 maratonas em 365 dias. Ele só decidiu recentemente completar a 366ª para superar as conquistas do belga Stefan Engels e do inglês Gary Mckee, que completaram entretanto, o ano civil completo.
Farias acompanhou todo o projeto no Strava, onde usava dorsais diários, de acordo com o número da maratona em que participava. Após completar a 366ª corrida, Farias brincou: “Acho que vou agora começar a reduzir o volume”.
Ele correu 15.443 km. Segundo o seu Strava, Farias gastou 27 pares de sapatos de corrida.
O seu projeto exigiu um grande planeamento, contando com o apoio de uma equipa de profissionais de saúde que incluía treinadores, preparador físico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, ortopedista, dermatologista (sua esposa), além de cardiologistas e fisiologistas. Farias também dedicou três meses à preparação física e mental antes de iniciar a maratona.
Farias já está a pensar escrever um livro sobre a sua aventura e espera começar a pensar em novos desafios para o próximo ano.