A Maratona de Berlim apresenta no domingo a melhor lista de sempre em femininos. A começar pela etíope Tigist Assefa que vai procurar bater novamente o recorde do percurso da prova. No ano passado, ela surpreendeu todos ao melhorar o seu recorde pessoal em mais de 18 minutos, vencendo em 2h15m37s, retirando mais de dois minutos e meio ao anterior recorde do percurso. Ela é neste momento, a única atleta a correr os 800 metros em menos de dois minutos e a maratona em menos de 2h20m.
“Estou muito feliz por concorrer novamente em Berlim”, disse Assefa, de 26 anos, na conferência de imprensa feminina da elite. “A prova do ano passado foi um sucesso inesperado para mim. Acho que posso correr ainda mais rápido no domingo, uma melhoria adicional seria um sucesso”, disse ela.
Ela não pensa para já no recorde mundial de 2h14m04s.“Quero melhorar o meu tempo, mas não estou a pensar no recorde mundial.”
Assefa terá na queniana Sheila Chepkirui uma forte adversária depois desta ter estabelecido um novo recorde de percurso na Meia Maratona de Berlim de 2022 com 1h05m02s. Chepkirui correu depois a Maratona de Valência onde foi terceira com 2h17m29s. Já este ano, foi quarta na Maratona de Londres com 2h18m51s.
Outras atletas de elite que podem aspirar à vitória são as etíopes Tigist Abayechew, terceira em Berlim do ano passado, Hiwot Gebrekidan, segunda em Berlim 2021, e Workenesh Edesa, quarta no ano passado.