Tal como tinha prometido, membros do grupo climático The Last Generation atacaram a Maratona de Berlim, com ativistas a sujarem o percurso com tinta laranja e a tentarem impedir o início da prova.
Os ativistas surgiram no meio da multidão e começaram a pintar a estrada com tinta laranja enquanto 45 mil atletas se preparavam para dar início à prova. A polícia e os voluntários da prova reagiram rapidamente e retiraram os manifestantes, antes de limparem a estrada de vários baldes de tinta perdidos.
Um vídeo postado no X (antigo Twitter) mostra a polícia atacando os manifestantes depois de eles terem ultrapassado as barreiras e tentarem prejudicar o início do evento.
Num comunicado postado nos seus canais de mídia social, The Last Generation escreveu: “Atenção: temos que sair dos fósseis até 2030 para ter uma chance de sobrevivência.
“A propósito: lamentamos tanto interromper a vida quotidiana de um artesão como lamentamos interromper a tão esperada competição de um corredor. Estamos a fazer isto porque estamos em apuros. Em perigo existencial!”