Batoteiros nas corridas há-os em todo o lado. Em Portugal, na China, no México, Espanha, etc, etc. Também no País de Gales. Um corredor foi acusado de fazer batota na Meia Maratona de Cardiff. Sion Daniels afirmou ter completado a prova em 1h07m58s. Ele terá dado uma entrevista na televisão à chegada, comemorando o que teria sido uma classificação entre os 30 primeiros e entre os três primeiros corredores galeses. Mas a meio do percurso, ele estava muito atrás dos primeiros atletas com a Organização a explicar que ele terá cortado o circuito de três quilómetros de Roath Park Lake na parte final da prova.
Sion Daniels não apareceu na classificação final alegando um erro no chip de cronometragem. Ele apresentou como prova, um ficheiro GPX do seu GPS. Mas a análise mostrou que o ficheiro é de uma edição anterior da prova, que seguiu um percurso um pouco diferente.
A Organização detetou que o batoteiro correu os primeiros 14 km em 55 minutos, logo era impossível correr os restantes sete em 13 minutos. O corredor foi contatado e teve a oportunidade de responder e refutar as acusações de fazer batota. O mais provável é ser banido das provas integradas no mesmo circuito da Meia Maratona de Cardiff.