O atleta do Botswana, Nijel Amos, pode ter problemas com a World Athletics depois de ter aparecido numa fotografia de grupo durante o lançamento da Maratona de Orapa, no seu país.
Amos foi fotografado ao lado de Onkabetse Nkobolo, Diphetogo Selolwane e Amantle Montsho. Uma fonte não identificada levantou preocupações sobre a associação de Amos com a modalidade durante a sua suspensão, de acordo com os regulamentos da World Athletics.
Inicialmente suspenso por quatro anos pelo organismo internacional, Amos viu esse período reduzido para três anos após admitir a sua culpa. A fonte sublinhou a responsabilidade da Associação de Atletismo do Botswana em garantir o cumprimento estrito das estipulações da suspensão.
Nijel Amos fez história como o primeiro medalhado do seu país nos Jogos Olímpicos de 2012, ao conquistar a prata nos 800 m. A sua recente violação de doping esteve ligada à substância proibida GW1516, para a qual ele testou positivo antes do Campeonato Mundial de Atletismo.
Entretanto, o Botswana relatou recentemente três novos casos de violações antidopagem, envolvendo Gladys Jepchirchir Cheruiyot, medalhado de prata na Maratona Diacore Gaborone, o jogador de futebol Kaone Van der Westhuizen e Muhammed Aboo Dada. do Motorsport.