O campeão mundial e olímpico Kenenisa Bekele decidiu sair da equipa NN Running, onde esteve mais de 20 anos. O atleta etíope saiu da NN Running depois de ter chegado a acordo com a marca chinesa Anta, que passará a representar.
O neerlandês Jos Hermens, chefe da NN Running, despediu-se do atleta etíope de uma forma emocionada: “Querido Kenenisa, lembro-me que nos conhecemos pela primeira vez em 2000, estamos juntos há tantos anos e que época incrível foi.”
“Os teus muitos títulos olímpicos e mundiais na pista e no corta-mato mostram o quão grande é o teu talento na corrida. E então, nem falamos sobre os teus recordes mundiais, tu inspiraste muitos de nós ao longo do caminho. Eu não poderia estar mais orgulhoso de ti”.
“A tua Maratona de Berlim de 2019 será lembrada como uma das maiores reviravoltas que o mundo já viu. Ficaste a dois segundos de outro recorde mundial, provando mais uma vez o teu talento fenomenal e forte mentalidade.”
Bekele foi o primeiro e único atleta a ser coroado campeão olímpico e mundial ao ar livre, em pista coberta e corta-mato. Conquistou cinco títulos mundiais, quatro nos 10.000 m e um nos 5.000 m, três ouros olímpicos (dois nos 10.000 m). É o atleta com mais triunfos nos Mundiais de Corta-Mato, com seis percursos longos (12 km) e cinco em percursos curtos (4 km).
Mudou-se depois para a maratona, tendo vencido a Maratona de Berlim em 2016 e 2019, falhando neste último ano, o recorde mundial por dois segundos de Eliud Kipchoge quando gastou 2h01m41s.
Agora com 41 anos, a sua primeira prova em representação da nova equipa, será a Maratona de Valência em dezembro próximo. Tem ainda em vista, participar nos JO de Paris, onde deverá enfrentar o seu ex-companheiro de equipa, Eliud Kipchoge.