O queniano Eliud Kipchoge, foi nomeado Embaixador da Boa Vontade da UNESCO para a Integridade e Valores Desportivos.
A nomeação foi feita na nona Conferência Internacional da UNESCO contra o Doping no Desporto, realizada em Paris.
Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO, disse que o seu organismo e Kipchoge compartilham um compromisso comum com os valores desportivos como uma força motriz para a interação social, o desenvolvimento sustentável e a paz, com o maratonista a utilizar o seu estatuto para defender o bem público e ao mesmo tempo, agir como uma inspiração para os atletas.
“Ele também utilizou a sua fama para servir aos outros e ao bem público, ao defender o acesso à educação para todos e à ação climática, e ao criar em 2021, a Fundação Eliud Kipchoge. Hoje, ele destaca-se como um modelo para os jovens atletas”, disse Azoulay.
A UNESCO espera que Kipchoge utilize o seu novo papel para amplificar as ações e o impacto do organismo em todo o mundo, participando na promoção da iniciativa desportiva emblemática Fit for Life, reconhecendo os jovens como atores-chave na promoção do desenvolvimento sustentável.
“Sob esta bandeira, contribuirá em particular para o Programa Acelerador Juvenil que, através de atividades desportivas e de formação baseada nos valores do desporto, dota os jovens de competências para apoiar o desenvolvimento das suas comunidades,” acrescentou Azoulay.
Kipchoge, duas vezes medalhado de ouro olímpico, venceu 11 das 15 grandes maratonas em que disputou, incluindo cinco em Berlim e quatro em Londres.
Ele foi até recentemente, o recordista mundial da maratona até o seu compatriota Kelvin Kiptum bater o seu recorde em Chicago. Kipchoge foi ainda, o primeiro e único atleta a correr uma maratona em menos de duas horas, depois de marcar 1h59m40s, na corrida chamada INEOS 1:59 Challenge em Viena, em 2019. Como se sabe, a marca não foi homologada, dadas as condições em que decorreu.