O bicampeão olímpico da maratona Eliud Kipchoge que vai fazer 39 anos no próximo mês, visitou recentemente as instalações da INEOS China em Xangai, onde partilhou a sua intenção de melhorar o atual recorde mundial, ao mesmo tempo que expressou confiança na sua idade como uma vantagem e não como um obstáculo para alcançar o seu objetivo.
A determinação de Kipchoge em recuperar o recorde mundial decorre do seu compatriota Kelvim Kiptun ter-se apropriado do mesmo ao correr no passado dia 8 em Chicago, a distância em 2h00m35s, superando o anterior recorde em 34 segundos.
Kipcchoge explicou sua abordagem ao desafio, afirmando: “Com a idade, vem a experiência, e a experiência é importante”, disse ele de acordo com o China Daily.
A associação de Eliud Kipchoge com a multinacional britânica de produtos químicos INEOS tem sido uma parte fundamental da sua carreira para redefinir os limites da resistência humana.
A INEOS organizou o inovador INEOS 1:59 Challenge em outubro de 2019, que permitiu a Kipchoge fazer história ao tornar-se o primeiro homem a completar uma maratona em menos de 2 horas, marcando 1h59m40s. Como é sabido, a marca não foi homologada pela World Athletics dadas as condições em que decorreu.
Durante a sua visita a Xangai, Kipchoge inaugurou o primeiro conjunto de postes INEOS 1:59 Pace Challenge, uma homenagem ao evento histórico de Viena, onde quebrou a barreira das duas horas.
Os entusiastas da corrida agora têm a oportunidade de enfrentar o desafio, tentando correr 352,6 metros num minuto, o mesmo ritmo mantido por Kipchoge durante o Desafio INEOS 1:59.
“O Desafio INEOS 1:59 tem um lugar especial no meu coração. Desde aquele evento em 2019, tenho visto muitas pessoas inspiradas para começar a correr ou para tirar o freio da cabeça e alcançar o que desejam”, concluíu Kipchoge.