No domingo passado, o atleta marroquino Mohamed Massat ganhou as manchetes com uma incrível demonstração de espírito desportivo na Meia Maratona Quixote 2023 em Ciudad Real, Espanha. Massat foi o primeiro a cortar a meta em 1h07m08s. No entanto, ele não aceitou a vitória, afirmando que o verdadeiro vencedor deveria ser o queniano Peter Kariuki, que terminou em segundo lugar.
Kariuki, vencedor da edição do ano passado, teve um infeliz incidente durante a prova. Uma curva incorreta dos juízes da corrida, levou-o na direção errada a cinco quilómetros da meta, fazendo com que ele corresse um quilómetro a mais. E foi assim que terminou a prova em segundo lugar, 48 segundos atrás de Massat, com o tempo de 1h07m56s.
Massat abordou imediatamente os juízes da prova e informou-os sobre o tempo que Kariuki havia perdido devido ao desvio não intencional. Ele também pegou no microfone da linha de chegada para anunciar ao público que Kariuki era o verdadeiro vencedor, compartilhando a situação com os espetadores.
Massat não se sentia bem em vencer em circunstâncias tão acidentais. Ele também recusou os 500 euros do prémio monetário do primeiro lugar, entregando-o a Kariuki.
Massat acabou por receber 300 euros pelo segundo lugar. O seu ato altruísta e espírito desportivo serão lembrados por muito tempo. As redes sociais foram inundadas com mensagens de felicitações pelo seu gesto notável e os responsáveis da prova também elogiaram o seu fair play.