Atualmente, temos seis “Major Maratonas” numa série chamada Abbott World Marathon Majors. São elas, Chicago, Londres, Boston, Nova York, Tóquio e Berlim.
Muitas centenas de milhares de inscrições são recebidas todos os anos para cada Major. Boston exige mínimos de qualificação e criou uma designação para que outras maratonas sejam rotuladas como qualificatórias de Boston com certificação AIMS. Nova York é a única das seis sem ‘lebres’ para os atletas de elite. Londres é um dos maiores eventos de arrecadação de fundos de caridade do mundo, senão o maior.
Boston é a única onde os tempos não são considerados para recordes mundiais ou mínimos de qualificação para competições internacionais. Berlim tem atualmente os tempos mais rápidos nas cem melhores performances mundiais. Chicago passou a deter recentemente, o recorde mundial.
A Organização das seis Majors pretende adicionar mais duas maratonas à sua lista. Neste verão, foi anunciado que a Maratona de Sydney se tinha inscrito para entrar no grupo. Nos próximos três anos, a Maratona de Sydney deverá atender a critérios rigorosos para alcançar o estatuto de ‘Major’.
Agora, surge também a candidatura da Maratona da Cidade do Cabo, na África do Sul. Já conhecida pela ‘Major de África’, a prova já foi aceite como candidata pela Abbott World Marathon Majors. Tal, levou a uma alteração do percurso para cumprir alguns dos critérios. Este ano, houve novas alterações como por exemplo, a redução do desnível geral do percurso.
A Maratona da Cidade do Cabo faz parte da lista das Gold Label Road Race elaborada pela World Athletics.