Vladimir Putin, assinou um decreto que cria os Jogos Mundiais da Amizade, a realizarem-se a cada quatro anos, a partir de 2024. A primeira edição terá lugar em Moscovo e Yekaterinburg, entre 15 e 29 de setembro.
O decreto diz que os Jogos Mundiais da Amizade de 2024 serão o primeiro evento multidesportivo sob os auspícios do Movimento Internacional da Amizade. E contará com competições em 25 modalidades de verão.
O único critério de participação é o desempenho desportivo do próprio atleta. Os Jogos Mundiais da Amizade de 2024 apresentarão um formato de competição completamente novo.
O objetivo dos Jogos é garantir a “livre participação dos atletas russos”. Serão disputados 20 eventos olímpicos e 10 não olímpicos.
O COI reage
Aparentemente, a Rússia quer passar a ideia de que os Jogos da Amizade não são uma alternativa aos Jogos Olímpicos. O presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, já reagiu: “O governo russo acusa-nos de não mantermos a neutralidade política. Ao mesmo tempo, este mesmo governo está a tentar organizar um evento desportivo completamente politizado”.
O Diretor de Relações do Comité Olímpico Internacional, James Macleod, também afirmou que a Associação Internacional de Amizade (IFA) sediará os Jogos Mundiais de Amizade de Verão e Inverno no mesmo ano dos Jogos Olímpicos. “É uma organização política financiada pelo governo russo.”
“Considerando a crescente politização do desporto mundial, pedimos que todos os CONs (Comités Olímpicos Nacionais) tenham cautela em relação a esta iniciativa. Na verdade, qualquer envolvimento do CON nos Jogos Mundiais da Amizade não só iria contra a recomendação do Conselho Executivo do COI de 25 de fevereiro de 2022 no que diz respeito aos eventos desportivos internacionais realizados na Rússia, mas também contra o objetivo coletivo do Movimento Olímpico de manter a independência e autonomia do desporto”. disse MacLeod.
Bach reiterou a necessidade de unidade no mundo desportivo num contexto de crescentes tensões geopolíticas quando recebeu convidados para o Fórum da Federação Internacional (FI) de 2023, em Lausanne, no início deste mês.
Jogos do BRICS
A Rússia também receberá na cidade tártara de Kazan, entre 12 e 23 de junho de 2024, os Jogos do BRICS, apenas um mês antes dos JO de Paris. Os membros originais do BRICS são o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Aparentemente, vai ter novos membros, o Irão, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, a Argentina, o Egito e a Etiópia.