O ultramaratonista e triatleta britânico Tom Evens foi assaltado quando treinava sozinho na África do Sul. Ele ia participar na ultramaratona de 100 km na Cidade do Cabo.
Tom Evans, de 31 anos, foi emboscado por dois agressores armados com facas, num treino de 40 km. Ainda tentou resistir até eles puxarem de facas. Evans teve que entregar a sua aliança de casamento, o telemóvel e o relógio Garmin. Os assaltantes terão supostamente ameaçado cortar o seu dedo para roubar a sua aliança de casamento.
Outro corredor ajudou depois Evans a descer a montanha. Eles relataram o roubo, porém, uma busca na área não deu em nada. Evans era o favorito para vencer a prova mas deixou a África do Sul pouco depois.
Ele tem um recorde pessoal de 2h26m07s à maratona, marca obtida em 2017 na Maratona de Frankfurt. Nesse mesmo ano, foi terceiro nos 251 km da Maratona das Areias, em Marrocos.
Em 2018, Evans venceu a corrida CCC de 101 km no Ultra-Trail du Mont-Blanc (UTMB). Ele bateu o recorde do percurso no Coastal Challenge Costa Rica, bem como no South Downs Way 50 do Reino Unido. Em 2020, conquistou o primeiro lugar no Ultra-Trail World Tour na Nova Zelândia.