A Villa Cesari está localizada no concelho de Oliveira de Azeméis e foi fundada em 1998. Celeste Oliveira é a presidente e atleta do clube que conta atualmente com 553 sócios. O orçamento anual ronda os nove mil euros para 50 atletas.
A Associação de Cultura e Desporto de Cesar – Villa Cesari (ACDCVC) está localizada na vila de Cesar, freguesia de Oliveira de Azeméis, com pouco mais de três mil habitantes.
O clube foi fundado como associação juvenil em 12 de outubro de 1998, tendo comemorado recentemente o seu 25º aniversário. Segundo Celeste Oliveira, atual presidente e também atleta federada da Villa Cesari, “nasceu pelo querer de um punhado de pessoas empreendedoras: uns da área da cultura, outros da área do desporto, e outros ligados aos grupos de jovens da Igreja católica, que unindo esforços fundaram esta Associação. Os fundadores foram muito importantes na história desta Associação: tiraram o barco da doca seca, e lançaram-no ao mar. Mas tão importantes como os fundadores, foram os marinheiros que aceitaram o desafio de se juntarem a este projeto nos anos seguintes. Saíram alguns, mas entraram muitos, e o barco ficou maior. A tripulação também cresceu, e junto com ela, nasceram novas secções, e muitas atividades.
O futuro é já a seguir. “A Villa Cesari vai continuar a navegar, com a ajuda dos sócios, das entidades públicas e privadas, da indústria e do comércio, e de todos os participantes das suas atividades”.
“Num curto espaço de tempo, e após uma mudança no contexto do clube, todos os atletas se adaptaram e responderam de forma excelente aos objetivos definidos pelos treinadores”
300 praticantes nas várias modalidades
Atualmente, a Villa Cesari conta com 553 sócios que pagam uma quota anual de dez euros. Tem a sua sede, situada no mesmo edifício onde se encontra também a Junta de Freguesia de Cesar e o Centro Cívico.
O clube tem várias Secções que movimentam 300 praticantes. Na área desportiva tem federados, o atletismo, a patinagem e o kickboxing. Ainda, a dança, yoga, pilates e total fit. No sector cultural, tem a Escola de Música, Grupo de Cantares, Teatro e Grupo de troca de saberes.
Só a Secção de Atletismo conta com 50 atletas. A presidente e atleta Celeste Oliveira é a responsável da Secção, contando com a ajuda preciosa de outros seccionistas, também eles, atletas: Isabel Azevedo, Rui Pinho, Ana Silva e Francisco Valente. A este nomes, juntam-se ainda os restantes elementos da direção da Associação (Paulo Silva e Paulo Almeida) que dão o suporte organizativo fulcral para a sobrevivência da Secção.
Atletas em maior destaque nos Campeonatos Nacionais e Torneio Nacional Olímpico Jovem
Os atletas participam sobretudo em provas de pista, estrada e corta-mato. Teve na época de 2021/2022, a primeira participação nos Campeonatos Nacionais Sub-18 ao Ar Livre com o atleta António Oliveira a ser oitavo nos 2.000 m obstáculos.
Na época seguinte, 2022/2023, teve três atletas a participar nos Campeonatos de Portugal e Campeonatos Nacionais de Pista Coberta em Sub-18, Sub-20 e Sub-23, com algumas subidas ao pódio. Foram eles, Carolina Ferreira (60 m barreiras, 100 m barreiras, salto em altura e heptatlo), António Oliveira (60 m barreiras, 110 m barreiras e decatlo) e Diogo Pinho (5.000 m marcha).
Teve ainda três atletas a participar na fase nacional do Torneio Nacional Olímpico Jovem em representação da Associação de Atletismo de Aveiro (João Rodrigues, Diogo Pinho e Letícia Valente). Diogo Pinho foi segundo nos 4.000 m marcha.
Celeste Oliveira exprime a sua satisfação com os resultados obtidos. “De todos os atletas! Num curto espaço de tempo, e após uma mudança no contexto do clube, todos os atletas se adaptaram e responderam de forma excelente aos objetivos definidos pelos treinadores. Desta forma, e nesta fase, todos os atletas merecem uma referência especial! Graças a eles, o clube tem conseguido dar pequenos, mas importantes passos no caminho do sucesso. E são todos eles, como grupo, que permitem esse crescimento”.
VILLA CESARI
Concelho: Oliveira de Azeméis
Ano fundação: 1998
Presidente: Celeste Oliveira
Sócios: 553 sócios
Atletas: 50
Técnicos: 1
Orçamento: 9.000 euros
Papel de destaque do treinador Paulo Gomes
Celeste Oliveira destaca o importante papel do treinador Paulo Gomes. “Os resultados alcançados até aqui, apenas foram possíveis com o excelente trabalho do professor Paulo Gomes, o atual treinador da Secção de Atletismo. Com a evolução, as necessidades em termos de recursos humanos aumentam e, por esse motivo, outros elementos da Secção decidiram também apostar na sua formação com o objetivo de complementar a equipa técnica”.
Os objetivos para 2023/2024 passam pela continuação do trabalho iniciado na época anterior. “Isto é, desenvolver as características técnicas dos atletas nas suas disciplinas de eleição e trabalhar para que o clube alcance os melhores resultados possíveis a nível coletivo”.
Orçamento anual de nove mil euros
O orçamento anual para esta época ronda os nove mil euros. A Secção conta com vários apoios estatais e privados. Da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, da Junta de Freguesia de Cesar, do IPDJ, do Agrupamento de Escolas de Fajões e da Casa do Povo de Cesar. Esses apoios incluem apoios financeiros e cedência de instalações para a prática desportiva.
As comunidades industrial e comercial cesarenses também dão o seu apoio financeiro.
Outras receitas passam pelas atividades pontuais realizadas como campos de férias, caminhadas, passeios e convívios.
Sendo um clube situado numa pequena vila, não tem sido fácil à Villa Cesari pôr em marcha o seu programa de trabalho. Celeste Oliveira diz-nos como tem ultrapassado as dificuldades encontradas. “Os subsídios para a formação são importantes e vêm do IPDJ, da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e Junta de Freguesia de Cesar. No entanto, não são suficientes para a Secção e procuramos parceiros particulares. Mesmo assim, é muito difícil termos os recursos financeiros necessários para esta secção da nossa associação”.
Celeste Oliveira destaca ainda a importante ajuda dos pais dos atletas “que entendem também a importância da sua contribuição para a manutenção de um clube desportivo de atletismo no seio de uma associação juvenil”.
Os apoios aos atletas passam pelas inscrições nas provas, pelo pagamento dos exames médicos desportivos e das despesas de filiação. As deslocações e os alojamentos são suportadas pelo clube e pelos pais.”
“Graças a eles (atletas), o clube tem conseguido dar pequenos, mas importantes passos no caminho do sucesso”
Prova de Atletismo de Cesar
O clube organiza a Prova de Atletismo de Cesar que terá a sua 24ª edição em 17 de março do próximo ano.
A prova é uma das grandes apostas do clube e da Junta de Freguesia de Cesar em termos de eventos desportivos, estando a sua organização a cargo do clube, em conjunto com outras associações e entidades da freguesia e do município.
A prova regista um bom número de participantes nos vários escalões, com o recorde em cerca de 1.200 atingidos em 2017.
Melhores infraestruturas especializadas e mudança de mentalidades
Para Celeste Oliveira, as principais dificuldades na prática da modalidade estão relacionadas com a ausência de infraestruturas especializadas e com a mentalidade geral de que o atletismo “é só correr”.
“Apesar de termos condições excelentes para treinar nas instalações cedidas pelo Agrupamento de Escolas de Fajões, o treino numa pista de atletismo é sem dúvida um fator diferenciador. Adicionalmente, o facto de ainda existir em muitos locais, uma mentalidade de que o ‘atletismo é só ‘correr’ impede muitas vezes a captação de novos praticantes que nunca chegam a desejar experimentar a modalidade, que é bastante inclusiva”.
“Os dias são muito bem vividos aqui e levamos muitos bons momentos para recordar”
Dias bem vividos para serem recordados
Celeste Oliveira não nos relata estórias engraçadas passadas pelos atletas do clube. Mas salienta o ótimo ambiente vivido no seio do clube. “O mais fantástico de estar diariamente a treinar e orientar um grupo de atletas jovens, é que os momentos divertidos e engraçados são constantes! No meio de dezenas de momentos de gargalhadas que nos deixam até a chorar, não conseguimos destacar dois ou três para contar. Tudo o que podemos dizer é que os dias são muito bem vividos aqui e que levamos muitos bons momentos para recordar”.
Todos juntos, somos Villa Cesari!!
A terminar, Celeste Oliveira quis deixar uma referência a Alírio Oliveira. “Após ilustrar o presente, não podemos deixar de lembrar com carinho, o anterior responsável pela equipa de atletismo, o Alírio Oliveira. Apesar de já não estar envolvido diretamente na Secção, permitiu que esta se mantivesse até agora para que possamos desenvolver este trabalho que nos permitirá chegar a palcos importantes no mundo do atletismo. E com isto, aproveitamos também para agradecer a todos aqueles que por aqui já passaram, desde atletas, pais, familiares, seccionistas, elementos da direção. Todos juntos, somos Villa Cesari!!”