O atleta dominicano Luguelín Santos foi suspenso por três anos por ter alterado a idade no Campeonato Mundial Júnior de 2012 disputado em Barcelona, com um passaporte falso. A suspensão entrou em vigor em março deste ano e prolonga-se até março de 2026.
Luguelín Santos, de 31 anos, admitiu ter disputado o Mundial Júnior de 2012 com data de nascimento incorreta – 12 de novembro de 1993, tendo nascido nesse dia mas em 1992. Tal, significa que ele estava inelegível para participar do Mundial Júnior 2012 que, com base nas regras da então IAAF, exigia que os atletas juniores tivessem 18 ou 19 anos em 31 de dezembro do ano da competição. Ele conquistou em Barcelona o título mundial júnior com 44,85.
De 2010 a 2017, ele declarou 1993 como ano de nascimento. No entanto, em fevereiro de 2018, ele declarou que a sua data de nascimento era 12 de novembro de 1992, com base num passaporte emitido em 2018.
Brett Clothier, da Unidade de Integridade do Atletismo, disse: “As nossas investigações em andamento têm revelado um nível perturbador de batota, através da manipulação da idade, que distorceu os resultados das competições do atletismo júnior ao mais alto nível. Neste caso, um campeão mundial júnior foi coroado injustamente e o legítimo vencedor teve negado o seu momento de glória.
“Além disso, a manipulação etária está a desafiar-nos a enfrentar questões sérias, incluindo culturas enraizadas que ensinam aos jovens valores inadequados, bem como a fornecer os meios para que as idades dos atletas sejam alteradas em documentos nacionais e, em última análise, a celebrar vitórias ilícitas. A AIU posiciona-se firmemente contra tais ações e perseguirá vigorosamente todas essas alegadas violações.”
Clothier acrescentou: “Ao contrário das sanções por violações de doping, não havia nenhuma regra em 2012 que previsse a desqualificação de resultados futuros em casos de elegibilidade por idade, portanto não há base para anular o seu resultado olímpico”.
O recorde pessoal de Luguelín Santos nos 400m é de 44,11 e ele ganhou a medalha de bronze nos 400 m no Campeonato Mundial de 2013 e uma de prata na estafeta mista nos JO de Tóquio.