A Maratona de Valência tem um dos percursos mais rápidos do mundo. Pelo segundo ano consecutivo, o vencedor masculino e feminino registou marcas abaixo de 2h02m e 2h16m.
Embora Valência não faça parte das seis Marathon Majors, continua a atrair alguns dos melhores maratonistas mundiais. Procurando ir ainda mais longe, a Organização da prova anunciou um incentivo adicional para a edição de 2024: um milhão de euros para quem bater o recorde mundial, masculino ou feminino.
O anúncio foi feito por Juan Roig, presidente da Fundação Trinidad Alfonso que organiza a prova. Este prémio é o maior de sempre oferecido numa maratona, superando a Maratona Feminina de Nagoya, no Japão, que oferece 250 mil dólares à vencedora.
Na edição deste ano em Valência, 28 homens correram abaixo do mínimo olímpico de 2h08m10s. Um tempo que os colocaria entre os dez primeiros na maioria das maratonas deste ano.
Um dos candidatos a bater o recorde mundial em Valência, se decidir participar, é o queniano Kelvin Kiptum, atual recordista mundial com 2h00m35s e que irá participar em abril na Maratona de Roterdão e em princípio, na maratona dos JO de Paris. Foi em Valência que Kiptum se estreou na distância, quando em 2022 venceu em 2h01m53s, a estreia mais rápida de sempre.
Segundo a Forbes, Juan Roig é um dos homens mais ricos da Espanha, com um património líquido de 3,6 biliões de dólares.
Boa tarde,
No quarto parágrafo: “apenas” 28 homens conseguiram correr abaixo do mínimo olímpico, e não “mais de 30”, como escrevem. Vocês próprios já o noticiaram anteriormente 😉
Tem toda a razão pelo reparo, obrigado pela retificação.