Sebastian Coe, atual presidente da World Athletics, abordou a questão persistente do doping no atletismo durante uma entrevista ao podcast ‘Up Front with Simon Jordan’. Coe reconheceu que muito dificilmente teremos a modalidade completamente livre do doping, devido aos riscos e recompensas inerentes associados ao doping.
Quando questionado sobre as preocupações relativas às condições de jogo desiguais e à prevalência do doping, Coe destacou o aumento dos controlos, em comparação com nove anos atrás, quando assumiu o cargo de presidente da World Athletics. Apesar dos progressos alcançados, ele admitiu que alcançar a utopia de um desporto sem doping, não é realista.
Coe destacou a dinâmica risco versus recompensa, afirmando: “Se você é um garoto de rua, em alguns países, o risco versus recompensa é enorme. Se você for apanhado e for devolvido à rua, então não há nada arriscado, nada ganho. Então é um desafio.” Coe disse que os atletas que não têm nada a perder e tudo a ganhar, continuarão a correr o risco de serem apanhados.
Em 2017, a World Athletics nomeou a Unidade de Integridade do Atletismo (AIU), uma organização de governação independente no centro das reformas de integridade. A AIU, financiada anualmente com milhões de dólares pela World Athletics, desempenha um papel crucial na garantia de uma competição justa e na proteção de atletas limpos.
Coe disse a Jordan que ele só sabe seis horas antes, quando há um aviso sobre a suspensão de um atleta por doping, antes de ser anunciado publicamente pela AIU. Apesar dos desafios, ele enfatizou a importância de manter o controle da modalidade. “Se você não seguir as regras, será apanhado, disse ele.
A Lista Global de Pessoas Inelegíveis da AIU tem atualmente mais de 700 atletas cumprindo suspensões por doping, com 21% dos casos originados do Quénia e da Índia. Em resposta aos desafios do doping no Quénia, o governo queniano, a AIU e a World Athletics iniciaram uma campanha de cinco anos no valor de 25 milhões de dólares para educar e testar mais atletas. A campanha visa combater o doping no atletismo, abordando as causas profundas e implementando medidas rigorosas de testes.