A Maratona de Hong Kong disputou-se no passado sábado com uma temperatura amena de cerca de 15 ºC no início, proporcionando boas condições de competição aos atletas. No entanto, verificou-se o falecimento de um atleta de 30 anos e outros 44 tiveram de ser hospitalizados.
O falecimento verificou-se no dia seguinte à prova após ter terminado a meia maratona integrada na maratona. Após a prova, o atleta teria sido visto sentado na plataforma de uma estação de metro perto da meta. Depois de ter sido abordado e questionado se precisava de ajuda, ele disse que precisava de descansar um pouco, mas que estava bem.
Ele foi encontrado desmaiado perto da plataforma pouco depois e faleceu após ter sido internado no Hospital para tratamento de emergência.
Conforme relatado pelo Hong Kong Free Pass, a Autoridade Hospitalar disse que 44 corredores foram internados em instalações de emergência em hospitais públicos até ao meio-dia de segunda-feira. Entre eles, um morreu, outro estava em estado crítico, quatro estavam em situação grave e oito estavam estáveis. Trinta tiveram alta do hospital.
Também um atleta que correu na prova de 10 km foi encontrado inconsciente após sofrer uma paragem cardíaca perto da meta, mas a sua situação melhorou depois de ter recebido tratamento de emergência no local e ser internado no hospital.
O queniano Anderson Saitoti Seroi venceu a maratona em 2h12m50s. Em femininos, a vitória foi para a etíope Medina Armino em 2h28m47s.