(Foto de iStock)
A Revista Atletismo recebeu uma proposta de colaboração do jornalista brasileiro André Lúcio Eloi, a que acedeu com todo o gosto.
André Eloi faz parte do Jornalismo Colaborativo, “um portal de conteúdo e publicação colaborativa formado por jornalistas, pesquisadores e profissionais de diferentes nichos de mercado e diversos segmentos editoriais, responsáveis pela apuração, edição e engajamento de publicações que contenham informações e serviços de interesse público em espaços com notícias relevantes à sociedade e à comunidade científica”.
O primeiro artigo aborda conselhos a quem se inicia no fitness no ginásio, conselhos que se podem também aplicar a quem se inicia na prática da corrida.
Vai começar na academia em 2024? Conheça 5 dicas essenciais
Para os principiantes, dar início ao projeto fitness pode ser desafiante; veja algumas alternativas para facilitar o processo de adaptação e manter a rotina de treinos.
O início do ano é frequentemente assinalado por novas metas e, para muitos, entrar na academia é uma delas. A atividade física, como a musculação e os exercícios aeróbicos, é crucial tanto para a saúde corporal quanto para a mental.
No entanto, quando não está habituado ao ambiente e às dores musculares que os exercícios, inevitavelmente, provocam, é comum que existam algumas inseguranças, receios e dificuldades no início.
Se está prestes a dar este passo significativo e muito importante em direção a uma vida mais saudável, aqui estão cinco dicas essenciais para tornar a sua jornada mais prazerosa e constante. Acompanhe a leitura e mantenha o foco nos seus objetivos!
5 dicas para quem está a começar a frequentar uma academia
- Respeite os limites do seu corpo
Um dos erros mais comuns dos iniciantes na prática de exercícios físicos é querer alcançar resultados rápidos e, com isso, ignorar as limitações do próprio corpo.
Comece com exercícios leves e vá aumentando gradualmente a intensidade, conforme for adquirindo resistência, experiência e prática. A pressa pode ocasionar lesões graves e desmotivá-lo a continuar quando perceber que não é um processo tão ágil.
- Não exagere nas cargas para não comprometer a técnica do movimento
Ao deparar-se com pessoas com mais resistência muscular e que aguentam pesos elevados, os novatos tendem a querer levantar os pesos mais pesados, mas é fundamental começar com cargas mais leves para aprender a técnica correta e evitar contusões.
Outra dica importante é consultar um profissional da academia para orientação adequada sobre as execuções – e fique tranquilo, pois até os mais experientes têm dúvidas!
- Estabeleça metas realistas e de longo prazo
Defina objetivos que sejam alcançáveis e estejam dentro da sua realidade como principiante. Em vez de focar apenas em resultados imediatos, pense em objetivos de longo prazo. Isso manterá a sua motivação elevada e proporcionará uma rotina de treinos mais consistente e sustentável.
- Supere as suas inseguranças com motivação e força de vontade
Sentir-se inseguro ao começar algo novo é normal, mas não deixe que isso abale o seu foco. Lembre-se de que todos na academia começaram de algum lugar, portanto, não se compare. Concentre-se no seu progresso pessoal e celebre as pequenas vitórias.
- Mantenha uma dieta saudável e procure o auxílio de profissionais
O sucesso na academia não se resume apenas aos exercícios. Uma alimentação equilibrada é crucial para atingir os seus objetivos, seja para emagrecimento ou ganho de massa muscular.
Procurar um nutricionista para a orientação correta é muito importante, pois este profissional indicará a melhor dieta conforme os seus propósitos. Além do cardápio, ele também poderá recomendar o uso de suplementação, como o whey protein e a creatina, que auxiliam no aumento da força e na recuperação muscular.
Estabeleça uma rotina de treinos consistente, tornando a atividade física parte do seu dia a dia. Siga as orientações de um preparador físico ou do professor da sua academia.