O espanhol Mohamed Katir, vice-campeão mundial dos 5.000 m, foi suspenso provisoriamente pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) por ter falhado três controles antidoping no espaço de um ano.
Essas falhas referem-se a três ocasiões em que Katir não foi localizado para realizar os testes. O atleta atribui as falhas a erros no preenchimento dos dados de localização na plataforma criada para o efeito, a ADAMS.
Katir não está de acordo com a suspensão provisória e está disposto a recorrer às autoridades competentes para poder continuar a competir durante a tramitação do procedimento.
“Considero que não existe qualquer infração resultante de três falhas de localização nos últimos doze meses. Em algumas das falhas de localização reportadas pela AIU, estive disponível no local, data e hora por mim fornecidos”, disse Katir.
A suspensão de Katir surge horas depois de ele ter anunciado a sua ausência no Campeonato Mundial de Pista Coberta de Glasgow para se concentrar na época ao ar livre com o objetivo prioritário dos JO de Paris.