O falecimento do recordista mundial da maratona, Kelvin Kiptum e do seu treinador Gervais Hakizimana, num acidente de automóvel, chocou o mundo do atletismo.
Nascido em 2 de dezembro de 1999, Kelvin Kiptum era um dos maiores maratonistas mundiais de sempre.Ele fez história ao ser o único atleta a correr a maratona em menos de 2h01m, numa prova elegível para recorde mundial. Ao longo da sua carreira, ele correu três das sete maratonas mais rápidas da história.
Eis algumas das reações às trágica mortes de Kelvin Kiptum e do seu treinador:
Carlos Moia, Presidente do Maratona Clube de Portugal
“É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento do recordista do mundo da Maratona. A sua presença em Lisboa como estreante na Meia Maratona de 2019 (foi 5º com 59m54s) foi marcada não apenas pela sua notável performance, mas também pela sua humildade e paixão pela modalidade. Sua ausência deixa um vazio na comunidade desportiva. A sua memória e legado continuarão a inspirar corredores em todo o mundo. Os nossos pensamentos estão com a sua família neste momento de profunda perda.”
Sebastian Coe, Presidente da World Athletics
“Estamos chocados e profundamente tristes ao saber da perda devastadora de Kelvin Kiptum e do seu treinador, Gervais Hakizimana. Em nome de todo o World Athletics, enviamos as nossas mais profundas condolências às suas famílias, amigos, companheiros de equipa e à nação queniana. Foi apenas no início desta semana, em Chicago, o local onde Kelvin estabeleceu o seu extraordinário recorde mundial na maratona, que pude ratificar oficialmente o seu tempo histórico. Um atleta incrível que deixou um legado incrível. Sentiremos muita falta dele.”
Tetracampeão olímpico Mo Farah
“Estou muito triste com a morte de Kelvin Kiptum e do seu treinador, Gervais Hakizimana. Kelvin era um atleta incrivelmente talentoso e já havia conquistado muito. Ele tinha realmente um talento especial e não tenho dúvidas de que teria uma carreira incrível. Envio todas as minhas condolências à família e amigos dele e de Gervais neste momento trágico.”
Campeã olímpica e mundial dos 1.500 m, Faith Kipyegon
“Condolências à família e amigos de Kelvin Kiptum. Farás falta para todos na comunidade atlética. Descansa em paz.”
Ex-recordista mundial da maratona Eliud Kipchoge
“Estou profundamente triste com o trágico falecimento do recordista mundial da maratona e estrela em ascensão Kelvin Kiptum. Um atleta que tinha uma vida inteira pela frente para alcançar uma grandeza incrível. Apresento as minhas mais profundas condolências à sua jovem família. Que Deus o conforte durante este momento difícil.”
Recordista mundial dos 5.000 m e 10.000 m, Joshua Cheptegei
“Estou com o coração partido e chocado ao saber da triste notícia do falecimento de Kelvin Kiptum e do seu técnico Gervais Hakizimana. As minhas condolências às famílias, amigos e todos os fãs do atletismo ao redor do mundo.”
William Ruto, Presidente do Quénia
“Kelvin Kiptum era uma estrela. Talvez um dos maiores atletas do mundo. Ele quebrou barreiras e estabeleceu um recorde mundial da maratona. Tinha apenas 24 anos e já era um herói na sua disciplina, tendo vencido em Valência, Chicago, Londres e outras competições de alto nível. A sua força mental e disciplina eram incomparáveis. Ele era o nosso futuro. Faleceu um atleta excecional, deixando uma marca extraordinária no nosso planeta. Nossos pensamentos estão com a sua família. Que ele descanse em paz”.
Nike
“Estamos com o coração partido pelo trágico falecimento de Kelvin Kiptum e do seu treinador, Gervais Hakizimana. Kelvin foi um daqueles atletas especiais que mostrou ao mundo o que podemos alcançar. Ele não era apenas um membro querido da família Nike, mas também uma inspiração para todos. O impacto de Kelvin na corrida nunca será esquecido. Estendemos as nossas mais profundas condolências às famílias e entes queridos de Kelvin e Gervais.”
Organização da Maratona de Roterdão
“Estamos profundamente chocados e tristes com a notícia da morte de Kelvin Kiptum e do seu treinador, Gervais Hakizimana. Além de atleta, conhecemos Kelvin como um ser humano extraordinário e humilde. Os nossos pensamentos estão com a sua família e desejamos-lhes força neste momento difícil. Descanse em paz, Kelvin.”
O agente de Kiptum, Marc Corstjens
“Com profundo pesar, a triste notícia chegou até nós no final da noite de 11 de fevereiro: Kelvin Kiptum e o seu técnico Gervais Hakizimana morreram num terrível acidente de carro, no caminho de regresso ao centro de treinos. A nossa família Golazo está em choque com esta perda repentina. Os nossos pensamentos estão com as suas famílias.”
Diretor da Maratona de Chicago, Carey Pinkowski
“Estamos chocados e tristes com a notícia da recente morte de Kelvin Kiptum. Kelvin foi um atleta único no topo da sua carreira e não tenho dúvidas de que as suas maiores conquistas estavam à sua frente. Tivemos a sorte de testemunhar a sua grandeza nas ruas de Chicago. Embora ele seja celebrado pelas suas performances recordes, lembrar-me-ei dele como um talento incrível e como uma pessoa ainda mais magnífica. A maratona sofreu uma perda trágica. Os nossos pensamentos e orações estão com a sua família.”