Não são muitos, aqueles que conseguem correr cinco quilómetros em menos de 15 minutos. Mas numa prova disputada em Armagh, na Irlanda do Norte, tivemos surpreendentes 132 atletas a baixarem aquela barreira, com 17 deles a fazerem menos de 14 minutos.
Apelidada de uma das provas de estrada de 5 km mais rápidas do mundo, a Armagh 5K conquistou grande reputação pelo seu nível competitivo. O evento deste ano não foi exceção, apesar das condições meteorológicas representarem um forte desafio, com um frio cortante e neve intermitente cobrindo o percurso.
O vencedor da prova foi o olímpico finlandês Topi Raitanenem 13m49s.Raitanen, finalista olímpico dos 3.000 m obstáculos, foi um dos 17 atletas a correr em menos de 14 minutos.
Os 132 atletas que correram em menos de 14 minutos, são um novo recorde da prova, superando os 130 do ano passado.
O que diferencia o Armagh 5K de outras provas de estrada é o seu percurso único, caracterizado por um terreno plano e ganho mínimo de elevação. Cada atleta dá cinco voltas a um parque comunitário (The Mall) no meio da cidade. Uma grande multidão assiste à prova, apoiando as provas masculina de 5 km e feminina de 3 km.
Atletas de muitos paísesdeslocam-se à prova em Armagh, atraídos pelo fascínio de uma oportunidade de testar os seus limites num dos percursos mais rápidos do mundo. Este ano, a prova recebeu corredores da Suécia, Finlândia, Estados Unidos, Alemanha e Países Baixos. Para os homens se qualificarem para a prova, eles devem ter corrido a distância em menos de 16 minutos. Este ano, o último classificado (209º lugar) terminou em 17m09s, o que ainda é um tempo inacessível para a maioria dos atletas populares.