A esposa do falecido Kelvin Kiptum, Asenath Cheruto, falou sobre o tipo de homem que era o seu falecido marido.
Kiptum e Asenath Cheruto, tinham dois filhos, um menino e uma menina. Falando à Nation Sport , a viúva de Kiptum contou como ele era um homem atencioso que amava profundamente a sua família.
Ela observou que ele tinha grandes planos para a sua família e que eles deveriam viajar juntos para a Maratona de Roterdão marcada para 14 de abril, onde Kiptum ia tentar quebrar a barreira das duas horas à maratona.
Ela relembrou os seus últimos momentos passados com o marido na manhã de sábado, antes de ele partir para treinar no centro de treinos Fluorspar e regressar na segunda-feira.
Kiptum também deveria levar a sua família a um passeio no domingo, mas sentiu uma dor de cabeça após o treino. Asenath Cheruto conta que manteve contato com ele até por volta das 20 horas de domingo, quando ainda conversou com as crianças e prometeu presentear-lhes com os relógios de pulso que tinham pedido.
Kiptum prometeu voltar a ligar-lhe mas tal não voltou a acontecer. Asenath Cheruto foi acordada pela sua sogra, dizendo que o carro de Kiptum tinha sido avistado algures. Elas pensaram inicialmente, que ele havia sido sequestrado. Foram depois ao hospital, onde receberam a chocante notícia.