Atletas quenianos realizaram na segunda-feira uma caminhada de 10 quilómetros em memória e homenagem ao recordista mundial da maratona Kelvin Kiptum, que faleceu este mês após um acidente de viação.
Liderados por Emmaculate Anyango, tetra vencedor da Maratona de Nova York, o maratonista Mark Korir, vencedor da Maratona de Amesterdão em 2021 e Angela Tanui, outros atletas se juntaram, levando grandes faixas com a imagem de Kiptum e enfrentando um sol escaldante.
Esta caminhada decorreu um dia depois de mais de 200 atletas que treinam em Iten, se terem reunido para acender velas em sua homenagem.
“A morte de Kiptum chocou o mundo inteiro porque ele é alguém que abraçou o atletismo e o levou a outro nível. Ele fez a maratona parecer tão fácil e todos estavam à espera para ver como ele se sairia em abril, durante a Maratona de Roterdão, na Holanda”, disse Keitany à Nation.
“Também estávamos à espera para ver como ele iria enfrentar os Jogos Olímpicos, mas ele deixou-nos. O mundo inteiro está de luto. Continuaremos a orar pela família nestes momentos difíceis para que possam ser fortes”, acrescentou Mary Keitany, recordista mundial da meia-maratona e da maratona em provas corridas só por mulheres.
Kiptum será sepultado na sua quinta Naiberi, no condado de Uasin Gishu, dois dias após o enterro do seu amigo e treinador Hakizimana em Kigali, Ruanda.