Já é conhecido o percurso da maratona dos JO de Paris. A Organização preparou um percurso monumental e muito atrativo que terá início na Câmara Municipal de Paris (Hotel de Ville) e terminará na Esplanade des Invalides. Os atletas também passarão em frente a pontos icónicos como a Ópera de Paris, a Place Vendome, o Jardim des Tulheries, as Pirâmides do Louvre, a Place de la Concorde, o Grand Palais, os Jardins do Trocadéro, o Palácio de Versalhes, a Torre Eiffel, entre muitos outros símbolos turísticos.
A Organização irá montar uma bancada junto à meta para 7.000 pessoas. O bilhete para aceder à bancada custará 24 euros.
O perfil do percurso será bastante exigente para os participantes. O percurso terá uma diferença acumulada de altitude de 874 metros (438 positivos e 436 negativos), quando o habitual é não ultrapassarem os 100/150 m nas maratonas mais rápidas.
Outro elemento importante a ter em conta serão as altas temperaturas que poderão ocorrer em Paris nessa altura. A expectativa é que ultrapassem os 30ºC, mas em dias muito quentes de agosto, Paris chega a atingir cerca de 40ºC.
As partidas das maratonas masculina e feminina estão previstas para as oito horas da manhã e há um compromisso com as televisões internacionais para transmitirem a partir dessa hora. Mas a Organização não descarta a possibilidade de dar a partida mais cedo, caso seja necessário para salvaguardar a saúde dos participantes.
Maratona popular com 20.024 dorsais disponíveis
Outra das grandes novidades desta maratona olímpica será a possibilidade dos atletas populares poderem competir na chamada ‘Maratona pour Tous’. A prova popular será disputada às 21 h de sábado, 10 de agosto, exatamente no mesmo dia da realização da prova olímpica masculina.
Manterá a essência da competição dos atletas profissionais e terá uma medalha única de finalista. A partida será junto ao Hotel de Ville e a meta em Les Invalides . Serão disponibilizados 20.024 dorsais. Haverá ainda uma prova de dez quilómetros também com 20.024 dorsais.