O terapeuta Eric Lira foi multado em 16.410 dólares e detido por três meses por fornecer doping a atletas. A nigeriana Blessing Okagbare terá sido uma das suas principais atletas, estando ela atualmente suspensa por dez anos.
O primeiro a ser julgado e condenado pela lei criminal dos Estados Unidos
A sentença foi proferida depois de Eric Lira se ter considerado culpado de fornecer doping a atletas olímpicos. Ele foi a primeira pessoa a ser condenada criminalmente pela legislação norte-americana.
Lira admitiu ter fornecido produtos dopantes a Blessing Okagbare antes dos JO de Tóquio. Ela foi retirada das meias-finais dos 100 m, pouco antes do início da prova. Tal, deveu-se ao facto de se ter sabido que ela tinha testado positivo para hormona de crescimento humano num teste fora de competição na Eslováquia.
“A sentença de hoje envia uma mensagem clara: a violação da Lei Antidopagem Rodchenkov acarreta graves consequências, incluindo a pena de prisão. Esta mensagem é especialmente importante este ano, com os próximos JO de Paris.
O que é a Lei Rodchenkov?
A Lei Antidopagem Rodchenkov foi oficialmente aprovada nos Estados Unidos ainda durante a presidência de Donald Trump. A lei dá às autoridades do país o poder de processar indivíduos por doping e atos relacionados, durante competições desportivas internacionais que envolvam atletas norte-americanos.
A lei tem o nome do denunciante russo Grigory Rodchenkov, que vive atualmente nos Estados Unidos no exílio e sob proteção governamental. Ele foi um dos principais responsáveis russos que promoveu o doping, encobriu testes positivos e dirigiu os Laboratórios Olímpicos de Inverno de Sochi e de Moscovo.
A lei dá aos promotores a capacidade de solicitar multas de até um milhão de dólares. A Lei Rodchenkov também permite que os Estados Unidos deem penas de prisão de até dez anos por doping quando envolverem atletas norte-americanos.
Se esta lei estivesse em vigor no passado, gente como Victor Conte, o cérebro por trás da Bay Area Laboratory Cooperative, conhecida como Balco, teria cumprido pena de prisão. Ele terá fornecido doping a muitos desportistas, incluindo o ciclista Lance Armstrong, o jogador de beisebol Barry Bonds e a sprinter Marion Jones.