Um estudo científico publicado na revista Sports Medicine reuniu informações sobre problemas de saúde mental entre os ultramaratonistas, com as conclusões a poderem ser surpreendentes para muitos. O estudo definiu ultramaratonistas como os corredores que participaram em um ou mais eventos com distância superior à maratona.
“Entre os ultramaratonistas, as exigências mentais, comportamentais e físicas do treino/competição podem resultar em resultados inadequados”, partilharam os investigadores. “Problemas de saúde mental são comuns em atletas e podem afetar a psicologia, a saúde física e o desempenho.”
O estudo
Os investigadores analisaram 282 artigos com um total de 3.670 ultramaratonistas. Eles consideraram artigos que relatavam a saúde mental em ultramaratonistas no ano passado e consideraram dados sobre atletas de elite e populares Os investigadores extrapolaram então os dados, concentrando-se nas percentagens de transtornos alimentares, dependência de exercícios, distúrbios do sono e depressão.
Remover
Os ultramaratonistas relataram uma percentagem surpreendentemente elevada de problemas de saúde mental, com a prevalência de transtornos alimentares entre 32 e 62,5%, de 11,5 a 18,2% para a dependência do exercício, 18,6% para sintomas depressivos e 24,5% relatando distúrbios do sono. A dependência do exercício foi definida pela natureza da relação com o exercício e não pelo volume de treino.
Os investigadores observaram também que eram necessárias mais informações sobre a diferença entre atletas de elite e com problemas de saúde mental e corredores que não pertencem à elite, bem como estudos longitudinais e aqueles que considerassem fatores de confusão e contribuintes. Reconheceram também, que a corrida está associada a benefícios positivos para a saúde e o bem-estar.
Embora esteja claro que são necessárias mais pesquisas para se poder obter uma melhor compreensão das preocupações com a saúde mental nos ultramaratonistas, o estudo fornece o que pensar e enfatiza a necessidade de benefícios à saúde, treino em saúde mental para treinadores e maior apoio à saúde mental para os ultramaratonistas.