O mundo do futebol voltou a render-se ao francês Kylian Mbappé depois da sua jogada de génio que deu o segundo golo do Paris Saint-Germain contra a Real Sociedade na Liga do Campeões. Mas houve quem fizesse comparações muito exageradas, comparando a vedeta francesa a Usain Bolt.
Uma delas veio do portal britânico 433, que referiu que Mbappé completou os 100 metros em 10,9 segundos, a apenas 1,3 segundos do recorde mundial detido por Bolt com 9,58 desde o Mundial de Berlim em 2009. Uma comparação infeliz que a BBC Sport também repercutiu com esta mensagem nas suas redes sociais: “Kylian Mbappé registou um tempo estimado de 10,9 segundos em 100 metros. Isto é pouco mais de um segundo mais lento que o recorde mundial de Usain Bolt”.
A comparação foi recebida no mundo do atletismo com surpresa, indignação e risos depois de o saltador macedónio Andreas Trajkovski ter visto a publicação de 433 e decidido compartilhá-la com Bolt. “Eu precisava de um comentário do GOAT (o maior de todos os tempos) sobre isto e esta é a resposta dele.”
Bolt respondeu dizendo: “Eu estava rindo quando vi. As meninas são mais rápidas que isto”, destacando que Mbappé também estaria longe do recorde absoluto feminino de Florence Griffith-Joyner com 10,49 alcançados em 1988.
A comparação não teve apenas a reação de Bolt, já que outra lenda do atletismo como Michael Johnson também ficou espantado: “Estou muito confuso”.
O assunto gerou tanta agitação que até a World Athletics quis entrar na polémica com uma foto de Shelly-Ann Fraser-Pryce e Shericka Jackson a rirem-se com o comentário: “10,9? Ah, que fofo”, dizendo ironicamente que ambas as sprinters têm um histórico melhor que Mbappé nos 100 metros.