O italiano Marcell Jacobs, campeão olímpico de Tóquio nos 100 m, anunciou na “Gazzetta dello Sport” que vai correr a sua primeira prova da época em meados de abril, na Florida, onde treina há vários meses sob a direção do norte-americano Rana Reider.
Depois, irá participar no Campeonato Mundial de Estafetas em Nassau, Bahamas, em 4 e 5 de maio. Ele planeia regressar à Europa entre 18 e 20 de maio, para se instalar em Rieti, 80 quilómetros a norte de Roma. Irá depois em 28 de maio, correr no Meeting de Ostrava e num meeting da Liga Diamante que poderá ser Oslo (30 de maio) ou Estocolmo (2 de junho), antes do Campeonato Europeu de 2024, que terá lugar em Roma, entre 7 e 12 de junho.
Depois de ter sido campeão mundial nos 60 m em 2022 e campeão europeu nos 100 m no mesmo ano, Jacobs teve duas épocas difíceis, pontuadas por problemas musculares e deceções, como a eliminação nas meias-finais do Mundial de Budapeste.
“Desde que cheguei à Florida, mudou tudo em cinco meses, em termos de força, velocidade e execução. No início, tive algumas dúvidas, hoje estou feliz com a minha escolha”, garantiu o italiano, que tem como parceiros de treino, o norte-americano Trayvon Bromell, o canadiano Andre De Grasse e o japonês Sunny Brown. “O hábito de ter campeões ao meu lado será útil nas corridas (…) tenho curiosidade (sobre o que isto vai dar), aprecio o que estou vivenciando, não tenho pressa, as sensações são ótimas, mas se isso não se confirmar nos Jogos Olímpicos, eu não ficarei feliz.”