A Escola de Atletismo do Cartaxo foi fundada em 2012 e conta atualmente com 90 atletas. Pedro Barbosa é o presidente do clube que tem um orçamento de cinco mil euros.
A Escola de Atletismo do Cartaxo foi fundada em 19 de setembro de 2012, com o objetivo de dar seguimento a uma Secção de Atletismo oriunda de outra coletividade do Cartaxo, o Ateneu Artístico Cartaxense.
Pedro Nazaré Barbosa é o presidente do clube que tem cerca de 20 sócios que pagam uma quota mensal de um euro. A sede do clube está situada no Estádio Municipal do Cartaxo.
Clube com 90 atletas
O clube tem apenas o atletismo em funcionamento, contando com cerca de 90 atletas, dos quais, cerca de 60 são federados.
Os atletas federados participam em provas de pista e corta-mato, apenas os não federados participam em provas de estrada.
Nos Campeonatos Nacionais disputados na pista, a Escola de Atletismo do Cartaxo já viu os seus atletas alcançarem nos vários escalões, 59 medalhas individuais, sendo 20 de primeiro classificado, 23 de segundo e 16 de terceiro.
“Objetivo é formar atletas, proporcionar-lhes crescer e evoluir neste desporto”
Atletas em destaque
Pedro Barbosa mostra-se satisfeito com os resultados obtidos, destacando alguns dos seus atletas. “Temos já vários atletas merecedores de referência especial”.
Simão Alexandre, que está atualmente no SL Benfica, é o mais medalhado enquanto atleta do clube, contando com 15 medalhas nacionais, tendo sido várias vezes campeão nacional de salto em comprimento e triplo salto nas camadas jovens e campeão nacional absoluto no salto em comprimento, ainda com 18 anos.
Margarida Patrício, atualmente atleta do GD Estreito, foi nove vezes medalhada e várias vezes campeã nacional como barreirista, também nas camadas jovens.
Também agora no GD Estreito, Miguel Mascarenhas, que saiu do clube para o S. L. Benfica, sagrou-se campeão nacional absoluto nos 1.500 metros em pista coberta.
Sofia Duarte foi a primeira estrela do clube, destacando-se na velocidade, foi várias vezes campeã nacional e participou no Campeonato do Mundo de juvenis em 2013, na Ucrânia. Transferiu-se depois para o Sporting CP, continuando o seu percurso de sucesso.
Finalmente, Patrícia Silva, atleta internacional do meio fundo, atualmente também ao serviço do Sporting CP, que foi campeã nacional com as cores do clube no escalão de juvenis, é atualmente uma certeza do atletismo nacional.
Ao todo, são já 17 o número de atletas que subiram a um pódio nacional com a camisola do clube.
Escola de Atletismo do Cartaxo
Concelho: Cartaxo
Ano fundação: 2012
Presidente: Pedro Nazaré Barbosa
Sócios: 20
Atletas: 90, dos quais 60 federados
Técnicos: 4
Orçamento: 5.000 euros
Objetivos definidos
Para Pedro Barbosa, os objetivos para esta época são os mesmos de sempre. “Formar atletas, proporcionar-lhes crescer e evoluir neste desporto e dar-lhes condições para poderem participar em todas as provas regionais e sempre que possível, nas nacionais”.
O clube conta com quatro treinadores, o presidente Pedro Barbosa que é também o responsável da Secção, Nuno Abade, Nelson Dantas e Luiz Silva.
“Temos algumas dificuldades ao nível das condições da pista de atletismo do estádio”
Orçamento anual de cinco mil euros
O orçamento do clube ronda os cinco mil euros anuais. Não conta com subsídios estatais pois o município do Cartaxo foi intervencionado pelo Fundo de Apoio Municipal e está proibido de conceder subsídios às coletividades locais.
No entanto, Pedro Barbosa não esquece outro tipo de apoio dado pelo município, nomeadamente através da cedência de transportes para a deslocação dos atletas, bem como no apoio logístico à organização de duas provas anuais que se realizam na cidade.
Sem quaisquer tipo de apoios dos privados, resta ao clube contar com a mensalidade dos atletas, a organização da Corrida das Vindimas e pouco mais.
Com um reduzido orçamento, as receitas não são suficientes quando o clube tem muitos atletas a particpar em Campeonatos Nacionais. Nos outros anos, vai dando, contando com a boa vontade para um trabalho gratuito por parte dos treinadores.
Os apoios aos atletas passam pelas inscrições e transportes para todas provas.
Organizador de dois eventos na pista e estrada
A Escola de Atletismo do Cartaxo organiza anualmente o “Meeting da Liberdade”, que se realiza sempre no dia 25 de Abril, no Estádio Municipal do Cartaxo, este ano na terceira edição. No ano passado, participaram cerca de 150 atletas.
Colabora também em conjunto com o município, na organização da “Corrida das Vindimas”, prova de estrada que se disputa habitualmente em setembro.
Pista degradada e com falta de equipamentos
A terminar, Pedro Barbosa referiu as principais dificuldades na prática da modalidade e que passam fundamentalmente pelas condições da pista. “Temos algumas dificuldades ao nível das condições da pista de atletismo do estádio, está muito deteriorada e temos falta de alguns equipamentos, nomeadamente ao nível dos lançamentos e das barreiras. E não temos equipamento para o salto com vara”.