O britânico Sebastian Coe, presidente da World Athletics, garantiu que um dos desafios que tem pela frente é tentar chegar a um público mais jovem, algo em que o organismo mundial está a trabalhar.
“Não creio que o nosso desafio seja diferente de outras modalidades. O Santo Graal de qualquer desporto é: como envolver os jovens, como permanecerem entusiasmados e excecionais e como entrar na paisagem deles? Todas estas coisas são o que estamos a descobrir e para isso, temos uma unidade de inovação”, disse Coe, no podcast ‘Inside Track’ da World Athletics.
“Precisamos de fazer mudanças, mas não apenas por fazê-las. Há muitas coisas com as quais nos conformámos nos últimos 150 anos e temos que mudar”, disse ele.
Coe, bicampeão olímpico em Moscovo 1980 e Los Angeles 1984 nos 1.500 metros, deu conselhos aos atletas antes dos próximos JO de Paris e à Organização do evento.
“Para os atletas, tem que se enviar uma mensagem consistente. Reconheço isso na minha própria carreira. Os atletas tendem a fazer coisas num ano olímpico que normalmente não fariam noutro ano e eu apenas digo a eles para não brincarem com as variáveis. Se tem um ambiente de treino que é bom, se tem uma estrutura de treino que funciona, não fique tentado de repente a mudar e fazer algo que nunca fez”, disse ele.