A polaca Anita Wlodarczyk, a única mulher a ganhar três medalhas de ouro olímpicas numa prova individual de atletismo, pensa estar presente nos seus últimos Jogos Olímpicos em Paris.
Wlodarczyk, de 38 anos, disse recentemente numa entrevista à televisão polaca, que deseja competir para além de 2024, mas não até aos Jogos de Los Angeles de 2028.
Em Paris, Wlodarczyk vai tentar ser o terceiro atleta a ganhar quatro medalhas de ouro olímpicas no mesmo evento individual, depois do norte-americano Al Oerter no disco (1956 a 1968) e do norte-americano Carl Lewis no salto em comprimento (1984 a 1996).
Ela também pode passar a ser a primeira mulher em qualquer modalidade desportiva a ganhar quatro medalhas de ouro olímpicas no mesmo evento individual, embora a nadadora norte-americana Katie Ledecky também vá tentar o mesmo feito nos 800 m livres, que decorre três dias antes da final do martelo de Wlodarczyk.
Wlodarczyk terminou em 13º lugar no Campeonato Mundial disputado em agosto passado em Budapeste, voltando de uma cirurgia na perna em 2022, depois de ter sido alvo de uma tentativa de roubo do seu carro.
Nos dois últimos Mundiais no lançamento do martelo, a norte-americana Brooke Andersen conquistou o título de 2022, e a canadiana Camryn Rogers o de 2023.
Anita Wlodarczyk detém os seis melhores lançamentos mundiais de sempre no martelo. O seu recorde mundial foi fixado em 2016 com 82,98 metros.