A Federação de Atletismo do Quénia revelou finalmente a equipa feminina de maratona para os JO de Paris, através do Comité Olímpico Nacional do Quénia.
A atual campeã olímpica Peres Jepchirchir lidera a equipa, à procura de revalidar o título olímpico. Até lá, ela espera recuperar das lesões que a têm atormentado. Jepchirchir vai correr este mês, a Maratona de Londres, na esperança de melhorar o seu terceiro lugar na última edição.
Hellen Obiri, última vencedora das Maratonas de Nova York e Boston, vai procurar fazer história, conquistando o ouro em Paris.
Até lá, ela vai correr a Maratona de Boston, onde conquistou a sua primeira vitória na distância.
Brigid Kosgei é outra atleta forte que acrescenta valor à lista agora divulgada. A ex-recordista mundial da maratona foi medalha de prata nos JO de Tóquio. Kosgei esteve lesionada mas já recuperou nesta época, tendo vencido a Maratona de Abu Dhabi.
Sharon Lokedi,vencedora da Maratona de Nova York em 2022, também estará entre as estrelas da equipa para Paris.
Ruth Chepng’etich, vencedora por duas vezes da Maratona de Chicago, espera conquistar o seu primeiro título olímpico. Ela tem estado em grande forma e não irá certamente dececionar quem apostou nela.
A vencedora da Maratona de Tóquio de 2023, Rosemary Wanjiru, também foi incluída na equipa, graças à sua ótima forma e espírito de luta.