Neste fim de semana, numa homenagem comovente ao “cão oficial” da Maratona de Boston, uma estátua de Spencer foi inaugurada em Ashland, Massachusetts . A presença de Spencer ao longo do percurso da maratona foi lendária, pois ele permanecia no mesmo local durante horas, fizesse chuva ou sol, para levar a alegria a milhares de corredores que passavam por ele.
O cão morreu de cancro em 2023, após uma batalha de três anos, com a sua irmã, Penny a morrer poucos dias depois. Numa cerimónia de 2022, a Boston Athletic Association (BAA) nomeou Spencer o cão oficial da maratona; eles revelaram um retrato de Spencer em 2023, antes da sua morte.
A história de Spencer vai para além de ser um espetador da maratona, ele foi também um símbolo de resiliência e compaixão. Desde carregar a bandeira do Boston Strong após os atentados de 2013 até destacar-se no seu papel como cão de terapia oficial, Spencer ofereceu incentivo a muitos. “Tínhamos filas de pessoas quando Spencer estava connosco, filas de pessoas”, disse o dono de Spencer, Rich Powers. “Eram cerca de 20 pessoas esperando para tirar uma foto. Eles paravam na maratona para tirar uma foto com Spencer, e ele adorou cada segundo!”
A ideia de imortalizar Spencer com uma estátua partiu de corredores e membros da comunidade.
Powers está agora a treinar dois filhotes, chamados Jimmy e Jade, para se colocarem no lugar de Spencer e continuar a sua tradição.