Há corridas que merecem uma referência especial como é aquela que se vai disputar no dia 29 de junho, na freguesia de Perelhal, em Barcelos. Será uma prova noturna com as receitas a reverterem para a delegação local da Liga Portuguesa Contra o Cancro e também para ajudar um bebé, chamado Gonçalo, que sofre de uma doença rara.
O site https://ominho.pt/ divulga a iniciativa e o problema de saúde do Gonçalo. No facebook da prova, podemos ler: “O Gonçalo tem uma encefalopatia epiléptica causada por uma alteração genética no KCNT1. Existem cerca de 3.000 casos no mundo. No dia a dia, tem convulsões frequentes, variando o número, tipo e duração a cada dia. Esta mutação genética também causa atraso no desenvolvimento, podendo o Gonçalo nunca conseguir ter controle cervical, andar, falar, ou realizar outras etapas do desenvolvimento humano.”
O texto refere ainda que, “neste momento, é uma doença sem cura, sem medicação que consiga controlar ou anular as convulsões e, consequentemente, com estragos diários na sua funcionalidade. O Gonçalo faz fisioterapia e terapia ocupacional para potenciar as habilidades e minimizar as sequelas”.
Para além da corrida, haverá ainda uma caminhada e provas para as crianças. As inscrições custam cinco euros (corrida) e três euros (caminhada).