O atleta Esteban Prado foi desclassificado depois de ter cortado a meta em primeiro lugar na Maratona de Orange County em 2h24m54s. O motivo esteve no facto de ele ter aceitado água do seu pai que acompanhava a prova na sua bicicleta. A Organização da prova considerou tal ato como como “assistência não autorizada”.
Esteban Prado, de 24 anos, terá contado aparentemente com a hidratação do seu pai em três ocasiões distintas, de acordo com imagens obtidas pela NBC Los Angeles.
Numa ocasião, Prado liderava o grupo de atletas quando se aproximou do seu pai, que estava sentado na bicicleta e lhe ofereceu água enquanto os dois percorriam o percurso.
Prado, que disputou a sua segunda maratona completa, não sabia que poderia ser desclassificado por receber água fora dos postos de abastecimento e afirmou que os colaboradores da prova não estavam preparados nos postos de hidratação.
“Temos vídeos que mostram ele a passar por estações de água e a não pegar no Gatorade ou na água, mas a receber uma garrafa de um sujeito de bicicleta”, disse um membro da Organização.
A vitória foi atribuída a Jason Yang, de 33 anos, que tinha chegado 17 segundos depois de Esteban Prado.