A Federação Norte Americana de Atletismo (USATF) tinha anunciado a sua ausência do Campeonato Mundial Sub-20 marcado para o Perú, alegando falta de segurança dos atletas.
A reação dentro do país foi muito grande com muita gente a criticar a decisão. Curiosamente, a falta de segurança invocada pela USATF foi ironizada pelo facto de em 2021, Indianápolis, onde a USATF está sediada, ter tido uma taxa de homicídios de 27,10 por 100.000 habitantes, uma dos mais altas do país.
Face às muitas críticas, a USATF voltou atrás e anunciou que irá estar presente no Campeonato, emitindo um comunicado: “Após cuidadosa avaliação e consultas com a World Athletics e o Comité Organizador Local (LOC) do Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo de 2024, o USA Track & Field recebeu a garantia de medidas de segurança suficientes que estarão em vigor no evento e tomou a decisão de formar uma equipa para representar a equipe dos EUA no Campeonato que acontecerá de 26 a 31 de agosto de 2024, em Lima, Perú.
A segurança e o bem-estar dos atletas, treinadores, gestores e funcionários da USATF continuam a ser a nossa principal prioridade e continuaremos a comunicar estreitamente com todas as partes interessadas relevantes. A USATF está comprometida em fornecer aos nossos atletas o mais alto nível de oportunidades competitivas na sua jornada rumo ao ouro. O anúncio completo da equipa será feito após o Campeonato Sub-20 da USATF, que será realizado de 12 a 13 de junho de 2024, em Eugene.”
Os Estados Unidos receberão o Campeonato Mundial Sub-20 de 2026 que terá lugar em Eugene.