A Federação Francesa de Atletismo esqueceu-se de inscrever dois atletas no Europeu de Roma! Foram eles, Azeddine Habz e Simon Bédard.
A falha da Federação tem merecido naturalmente, muita criticas. Ela ainda tentou corrigir o erro mas a Federação Europeia de Atletismo não concordou em incluí-los após a publicação da lista de inscritos.
Azeddine Habz foi medalhado de bronze nos 1.500 m do Europeu de Pista Coberta em 2023. Era um dos candidatos ao pódio em Roma e almeja uma medalha nos JO de Paris. Neste inverno, ele bateu o recorde nacional e venceu o Meeting de Marrakech, em 19 de maio, e foi terceiro no Meeting de Oslo, à frente de Isaac Nader.
Já Simon Bédard não tinha as mesmas ambições nos 10.000 m mas mostrou-se muito desiludido. “Apesar de ter alcançado três vezes o mínimo exigido para participar, a Federação Francesa de Atletismo esqueceu-se de me indicar. Ela fez tudo o que pôde para compensar o seu erro, mas o Atletismo Europeu recusou-se categoricamente a reintegrar-me na lista”.
Seria a primeira participação de Bédard, de 27 anos, num campeonato importante, depois de ter sido 12º nos Jogos do Mediterrâneo em 2022.