As listas dos inscritos para o Europeu de Roma são encabeçadas por nove medalhados de ouro individuais no Campeonato Mundial de 2023: Jakob Ingebrigtsen (1.500 m/5.000 m), Karsten Warholm (400 m barreiras), Gianmarco Tamberi (salto em altura), Armand Duplantis (salto com vara), Miltiadis Tentoglou (salto em comprimento) e Daniel Stahl (lançamento do disco) no lado masculino e Femke Bol (400 m barreiras), Yaroslava Mahuchikh (salto em altura) e Katarina Johnson-Thompson (heptatlo) no lado feminino.
Pedro Pichardo sagrou-se campeão do mundo do triplo salto com 17,95 m mas no Mundial de Eugene de 2022.
No total, 34 campeões individuais do Europeu de Munique 2022 tentarão uma nova medalha de ouro, incluindo a croata Sandra Elkasevic, que procura o sétimo título europeu consecutivo no disco.
A atleta mais velha inscrita no europeu de Roma é a lançadora do disco francesa Melina Robert-Michon, de 44 anos, que vai disputar o seu sétimo Campeonato Europeu. A participante mais jovem é a romena dos 400 m barreiras, Alexandra Stefania Uta, de 16 anos, medalhada de bronze no Campeonato Europeu Sub-20 de 2023.
O francês Kevin Mayer, recordista mundial e campeão mundial de 2017 e 2022, também tricampeão europeu do heptatlo em pista coberta, não conseguiu os mínimos mas recebeu um wildcard para Roma 2024.
“A Federação Francesa de Atletismo solicitou um wild card para Kevin Mayer, que o Conselho Executivo do Atletismo Europeu considerou cuidadosamente”, explicou o Presidente do Atletismo Europeu, Dobromir Karamarinov.