A Agência Nacional de Inovação (ANI) atribuiu o prémio Born from Knowledge a estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa pela sua criação de um snack de beterraba, desenvolvido para atletas de competição.
Este snack designado por Beeta, é um produto inovador que explora todas as propriedades benéficas da beterraba. É uma barra nutritiva que combina laranja, beterraba desidratada, figo seco e farinha de alfarroba e que contém aproximadamente 400 mg de nitratos, substância que, comprovadamente, melhora o rendimento desportivo. Deve ser consumida duas a três horas antes do esforço físico ou diariamente nos dias que antecedem o esforço.
Ao contrário das barras existentes no mercado, a Beeta não é uma barra energética. O seu objetivo é equiparar-se a suplementos alimentares, mas sendo mais agradável de consumir, garantindo o teor de nitratos necessário para ter impacto no rendimento desportivo.
A comercialização deste snack está previsto para o último trimestre deste ano.
De acordo com um estudo desenvolvido pelas Faculdades de Desporto e de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, 66% dos atletas portugueses fazem uso de pelo menos um suplemento dietético.