No atletismo dos JO de Paris, teremos pela primeira vez, uma eliminatória de repescagem para todos os eventos individuais de pista dos 200 m aos 1.500 m, incluindo as barreiras.
“As eliminatórias de repescagem darão mais exposição à nossa modalidade durante o pico do período olímpico e serão cuidadosamente programadas para garantir que cada evento no nosso programa olímpico, mantenha a sua parcela de destaque”, disse o presidente da World Athletics, Sebastian Coe.
A nova eliminatória de repescagem
A repescagem é uma inovação que fará a sua estreia em Paris e mudará o sistema de classificação para as meias-finais.
O formato incluirá agora, seis distâncias diferentes em corridas masculinas e femininas. Haverá quatro eliminatórias em vez das três usuais.
Em todas as séries da primeira eliminatória na pista, os atletas garantirão a sua progressão para a segunda eliminatória. Como de costume, eles fazem isso terminando nas posições de qualificação automática em primeiro, segundo e terceiro lugar, independentemente do seu tempo.
Os atletas que não se classificarem, terminando nas posições de classificação automática nas primeiras eliminatórias, terão uma segunda hipótese de se classificar para as meias-finais participando nas eliminatórias de repescagem.
Este novo formato de repescagem substituirá o antigo método de eliminatórias, quando os atletas avançavam pelos próximos tempos mais rápidos alcançados. Nos resultados, os classificados automáticos teriam um Q maiúsculo ao lado do seu resultado, enquanto os próximos melhores tempos (comparados entre as séries) teriam um pequeno “q” ao lado do seu nome.
O remo já usa eliminatórias de repescagem. Tal, provou ser emocionante, pois às vezes, os favoritos à medalha têm más provas e redimem-se com uma eliminatória extra, tornando as finais ainda mais disputadas do que já eram.
Distâncias com repescagem
- 200 m
- 400 m
- 800 m
- 1.500 m
- 100 m
- 110 m
- 400 m
A prova dos 100 m continuará como anteriormente, com as suas eliminatórias.
Uma eliminatória de repescagem não será introduzida nas provas de fundo. Os 3.000 m obstáculos e os 5.000 m terão as suas primeiras eliminatórias e depois a final. Os 10.000 m, embora já tenham tido eliminatórias, continuam como um evento final único.
Calendário da repescagem de Paris
Este é o cronograma das eliminatórias de repescagem nas competições de atletismo em Paris.
Sábado 3 de agosto
- Sessão da manhã: repescagem feminina de 800 m
- Sessão noturna: repescagem masculina de 1.500 m
Segunda-feira 5 de agosto
- Sessão da manhã: repescagem feminina de 200 m
- Sessão da manhã: repescagem feminina de 400 m barreiras
- Sessão da manhã: repescagem masculina de 400 m
Terça-feira 6 de agosto
- Sessão da manhã: repescagem feminina de 400 m
- Sessão da manhã: repescagem masculino de 110 m barreiras
- Sessão da manhã: repescagem masculino de 400 m barreiras
- Sessão da manhã: repescagem masculina de 200 m
Quarta-feira 7 de agosto
- Sessão da manhã: repescagem feminina de 1.500 m
Quinta-feira 8 de agosto
- Sessão da manhã: repescagem feminina dos 100 m barreiras
- Sessão da manhã: repescagem masculina de 800 m