Paris vai receber pela terceira vez, os Jogos Olímpicos, depois de 1900 e 1924. Nestes cem anos, muita coisa mudou no mundo do desporto. Os JO de Paris de 1924 contaram com 3.089 atletas, dos quais, 135 do sexo feminino, representando 44 países, um recorde até então. Só no atletismo, estiveram 660 atletas de 40 países. Todos eles do sexo masculino. Só na edição seguinte em 1928, é que as mulheres foram aceites em Amesterdão.
Em Paris 1924, estiveram mil jornalistas e pela primeira vez em Jogos Olímpicos, houve transmissão radiofónica. Foram os últimos Jogos organizados sob a presidência do barão Pierre de Coubertin.
Os eventos do atletismo dos Jogos de 1924 foram disputados no Stade de Colombes, casa dos clubes de rugby e futebol Racing de Paris, a noroeste do centro da cidade. A pista de atletismo tinha 500 metros de circunferência. Só depois, é que os Jogos se passaram a disputar em pistas de 400 metros.
O finlandês Paavo Nurmi, conhecido como Homem-Relógio, por ter o costume de correr com um relógio na mão, controlando o tempo de cada uma das suas voltas, conquistou cinco medalhas de ouro no atletismo, somando um total de oito com as ganhas anteriormente nos JO de Antuérpia. Nurmi conseguiu a façanha de vencer os 1.500 m e os 5.000 m no mesmo dia, com um intervalo de 55 minutos entre as duas provas.
A equipa finlandesa, que tinha ainda outros grandes atletas como Ville Ritola e Albin Stenroos, venceu todas as provas entre os 1.500 m e a maratona!
Foi em Paris 1924 que Portugal conquistou a sua primeira medalha, uma de bronze por equipas, no hipismo.
Não houve cerimónias de medalhas em 1924. As medalhas foram enviadas pelo correio após o final dos Jogos. Houve quem recebesse as suas medalhas apenas um mês após o regresso a casa.
Em 1924, a Alemanha esteve ausente ainda por causa da Primeira Guerra Mundial. A China participou na cerimónia de abertura mas não teve atletas a competir.
Agora em 2024, Paris terá cerca de dois mil atletas oriundos de mais de 200 países. Os eventos de pista dos Jogos deste ano terão lugar numa superfície sintética roxa no Stade de France, em St Denis, no norte da cidade.
Os Jogos Olímpicos de 1924 foram os primeiros a ter uma cerimónia de encerramento e introduziram a primeira Vila Olímpica para receber os atletas, que antes eram deixados à própria sorte.
Sendo um conjunto de cabanas de madeira, com três camas em cada uma, a vila não tinha os confortos de hoje, mas oferecia balneários, uma cafetaria, uma agência de correios, uma casa de câmbio, uma lavandaria, uma banca de jornal e um cabeleireiro.
A equipa olímpica dos Estados Unidos de 1924 optou por ignorar a vila espartana e ir para o conforto do Chateau de Rocquecomt. A delegação chegou a Cherbourg após uma exaustiva viagem de 11 dias a bordo de um navio a vapor. O New York Times relatou que, num ponto, 22 atletas tiveram de recolher à enfermaria.
A Vila Olímpica de Paris 2024 oferecerá moradias de última geração para os atletas e, após os Jogos, vai ser um novo distrito residencial, oferecendo 2.800 apartamentos para 6.000 pessoas, com 25% de habitação social.